
Tratamentos
A acupuntura é uma técnica eficaz utilizada como prevenção e tratamento de inúmeros problemas de saúde, como depressão, ansiedade, insônia, impotência, pressão alta, L.E.R., tendinite, fibromialgia, reumatismo, enjoos e inchaços decorrentes da gravidez, redução dos efeitos da quimioterapia e das paralisias e dormências resultantes do AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Utilizada com sucesso no tratamento para emagrecer, a acupuntura ajuda a prevenir as várias doenças decorrentes da obesidade.
Emagrecimento
Os pontos energéticos são utilizados pela acupuntura para regular o apetite, controlar a compulsão alimentar, diminuir a ansiedade, desobstruir os canais de energia, ativar o metabolismo, auxiliar o funcionamento dos órgãos internos, com a eliminação das toxinas e o impedimento do inchaço das células, além de melhorar a qualidade do sono.
Ao agir nos centros reguladores da ansiedade como um calmante, o paciente passa a manter controlado seu nervosismo, facilitando a prática de uma alimentação mais saudável e até mesmo de uma dieta mais rigorosa. Este não é um tratamento de efeito passageiro, pois regulados o estresse e o sono, o paciente consegue manter a alimentação controlada.
Dores Crônicas
Para dores lombares crônicas, a acupuntura é bastante eficaz. As agulhas são colocadas nos meridianos do corpo e estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos músculos. O estímulo é enviado para o sistema nervoso central, que libera diversas substâncias químicas, dentre elas a endorfina, desencadeando efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.
Por agir diretamente nos pontos inflamados e doloridos, é indicada também contra a dor cervical, ciática, a bursite, enxaqueca, entre outras dores. Proporciona sensação de alívio logo nas primeiras sessões e se torna completamente resolutiva após um tempo de tratamento. Milenar, mas acompanhando o desenvolvimento tecnológico das práticas de saúde, o tratamento contra a dor pela acupuntura pode ser auxiliado por aparelhos eletrônicos modernos, conectados às agulhas, para intensificar a manipulação da energia do corpo, facilitar o equilíbrio energético e biológico e afastar a tão incômoda dor.
LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou Tendinite / Fibromialgia / Reumatismo
A rotina de trabalho intensa e os esforços repetitivos fazem com que tendões, articulações, nervos e músculos inflamem, causando dores e lesões. As áreas mais afetadas são braços, mãos e ombros. Tendo em conta que o fígado e a vesícula são responsáveis pela harmonização das funções dos nervos e que estão ligados ao equilíbrio emocional do indivíduo, a acupuntura trata do desiquilíbrio desses órgãos.
A acupuntura é altamente eficaz contra inflamações e dores crônicas, principalmente porque age diretamente nos pontos inflamados e doloridos. As agulhas estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos músculos e o estímulo é enviado para o sistema nervoso central, que libera diversas substâncias químicas, dentre elas a endorfina, desencadeando efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. Utiliza ainda aparelhos eletrônicos modernos para manipular a energia do corpo e ajudar no equilíbrio energético e biológico, reduzir a inflamação e afastar a dor.
A fibromialgia é a condição dolorosa e difusa músculo-esquelética, geralmente acompanhada de fadiga, distúrbio do sono, ansiedade e depressão. O paciente acometido de fibromialgia normalmente não sabe especificar o local da dor. Dessa forma, o acupunturista faz uma avaliação energética do paciente, de forma a detectar os meridianos em desequilíbrio e trata a causa do mal por meio do equilíbrio dos órgãos. A dor é conjuntamente tratada, conforme exposto acima.
Depressão e Ansiedade
A acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como eficiente no tratamento de diversas doenças, dentre elas a depressão e a ansiedade. Ela equilibra os órgãos em desequilíbrio energético, o que faz com que o paciente alcance uma melhora do bem-estar e a redução de sintomas de ansiedade e depressão.
A acupuntura tem como base a energia vital (chi) que flui de maneira uniforme pelo corpo, por meio dos canais de energia (meridianos). A perturbação no fluxo energético desencadeia uma série de problemas físicos e mentais. O estímulo dos pontos corretos pelas agulhas reduz a ansiedade e a depressão, pois a acupuntura estimula a produção dos hormônios da alegria (serotonina), sensação de prazer (dopamina) e do sono (melatonina). Por essa razão, é considerada um dos melhores tratamentos para a saúde mental.
Insônia
Na Medicina Chinesa, a insônia é compreendida como uma alteração no equilíbrio funcional do organismo, do Sistema Nervoso Autonômo Simpático/Parassimpático, definida em chinês como um desequilíbrio Yin/Yang. O tratamento da insônia pela acupuntura consiste em equilibrar o Yin/Yang, acalmando a mente para que o sono possa ser reparador.
É um método não invasivo, seguro e livre dos efeitos colaterais dos remédios alopáticos geralmente indicados para a insônia. Por tratar o paciente como um todo, resgatando o equilíbrio do organismo, a acupuntura trata, de forma secundária, alguns efeitos maléficos da insônia, como irritação, falta de energia, problemas cognitivos, queda da imunidade, entre outros.
Impotência e Ejaculação precoce
A impotência pode ser causada por vários fatores, desde desequilíbrio nos hormônios, a danos físicos reais, até problemas psicológicos ou emocionais. A acupuntura é eficaz porque trata o indivíduo como um todo, abrangendo todas as áreas necessitadas de equilíbrio. Estudos de médicos austríacos, do Hospital Leinz, em Viena, demonstraram que a grande maioria dos pacientes tratados com acupuntura relataram terem sido curados da impotência.
Isso ocorreu porque a acupuntura equilibra as energias, reduz a ansiedade e estresse e trata órgãos ligados à vida sexual do paciente, tornando-o mais forte e sexualmente ativo. Muito eficaz inclusive no tratamento de problemas de ejaculação precoce e falta ou excesso de libido.
Reabilitação pós AVC
A acupuntura é extremamente eficaz no tratamento de reabilitação de pessoas que sofreram AVC. Quanto mais rápido o início do tratamento após o Acidente Vascular Cerebral, menores os danos e maiores as chances de recuperação.
Ela melhora a circulação em áreas que haviam perdido a irrigação e promove ainda a proliferação de neurônios e a integração das áreas adjacentes. Assim, os pacientes recuperam gradualmente a sua capacidade cerebral e intelectual, tem-se uma melhora da parte motora, sensitiva e da fala, uma redução da paralisia resultante do AVC, e o aumento do equilíbrio e da qualidade de vida do paciente.
Por reduzir os níveis de ansiedade e de stress das pessoas acometidas de AVC, torna mais fácil o enfrentamento das dificuldades iniciais e o fortalecimento para lutar pela recuperação dia a dia.
Pressão Alta
Acupuntura ajuda a abaixar a pressão alta do sangue e a manter sob controle a hipertensão, segundo estudo feito pelos pesquisadores do Centro para Medicina Integrativa Susan Samueli, da Universidade da Califórnia (EUA), publicado no periódico Medical Acupuncture. Foi observado que, em pacientes tratados com essa prática de medicina chinesa, a pressão arterial caiu e teve um efeito duradouro.
A pesquisa confirma cientificamente que a acupuntura tem efeitos benéficos sobre a hipertensão e que o uso regular dessa técnica ajuda a controlar a pressão e a diminuir o risco de AVC e infartos. Os níveis de renina no sangue, um hormônio relacionado à regulação da pressão arterial, sofrem uma queda significativa com o tratamento da acupuntura.
Gravidez
A acupuntura harmoniza o organismo físico e energético em todas as fases da saúde feminina. Ela ajuda desde a regulação da menstruação até a preparação para a gravidez, gestação, parto e pós-parto. Pode ser feita em qualquer fase da gestação, desde que o acupunturista seja experiente.
Eficaz para quem quer engravidar, a acupuntura melhora a fertilidade pois aumenta a capacidade do corpo de produzir óvulos e a circulação sanguínea no útero. Age também como reguladora da ansiedade e do estresse típicos da fase de tentativa de engravidar.
Durante a gravidez, trata enjoos, náuseas, edemas, desconfortos abdominais e ainda pode reduzir os riscos de aborto, melhorar o peso abaixo do ideal do feto e prevenir o parto prematuro.
Enfim, a acupuntura proporciona saúde e equilíbrio frente a todas as mudanças que ocorrem no período de gravidez. Eficaz no tratamento dos efeitos da gravidez, ajuda também a promover a expulsão da placenta e a estimular a produção de leite materno após o parto.
Câncer
A acupuntura é reconhecida internacionalmente como um excelente método para auxiliar na saúde do paciente com câncer, pois há vários estudos controlados que demonstram sua eficácia e segurança. A técnica não tem contraindicação e é usada como terapia complementar em hospitais renomados no Brasil, como o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
A acupuntura tem eficácia comprovada cientificamente na redução da dor e dos incômodos advindos da quimioterapia, como enjoos, vômitos, cansaço, alterações renais e digestivas, boca seca. Ela fortalece o sistema imunológico, trazendo mais disposição e bem-estar aos pacientes.
A acupuntura aumenta ainda a energia vital, o que resulta em uma resposta do organismo mais eficaz no combate às células cancerígenas. Com essa técnica milenar, o corpo fica mais equilibrado, o que reduz a alteração do humor, do estresse e auxilia na melhora da contagem de hemoglobina. No entanto, deve ser ministrada por profissional experiente.